Rio +20

13.5.11 argumentado por Luria Corrêa
Herdeira das conferências da ONU que trataram sobre Ambiente Humano (72) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (92), ambas lideradas pelo empresário canadense Maurice Strong, a Rio + 20 que será realizada no Brasil em junho de 2012, conduzida pelo diplomata chinês Sha Zukang, mobiliza vanguarda empresarial.

Por Roberto Villar Belmonte
Assim como ocorreu antes da Rio 92, diversos eventos serão realizados no Brasil nos próximos meses para discutir os temas propostos pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 4 e 6 de junho de 2012.
As oportunidades de negócio da Economia Verde, assunto central da Rio + 20, mobilizam o setor empresarial. Entre 27 e 29 de setembro de 2011, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) promove no Rio de Janeiro (RJ) o 4º Congresso Internacional Sustentável.
Visão 2050: agenda para uma nova sociedade será o tema do encontro empresarial. O CEBDS pretende construir, em parceria com os participantes do Sustentável 2011 – ONGs, empresas, governo e academia –, a agenda brasileira da sustentabilidade utilizando a metodologia do relatório Visão 2050 lançado no final do ano passado.
Nas discussões do Comitê Preparatório da Rio + 20, o setor empresarial é representado na ONU por uma organização denominada Business Action for Sustainable Development, composta pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), pelo Global Compact e pelo International Chamber of Commerce (ICC).
Empresas ansiosas
“As últimas conferências de Biodiversidade e de Mudanças no Clima já apontaram a ansiedade de especialistas, empresas, acadêmicos e ONGs por ferramentas de medição de impacto e de dependência da economia em relação ao meio ambiente”, afirmou a presidente do CEBDS, Marina Grossi, à revista Brasil Sustentável (março/11).

0 Response to "Rio +20"

Postar um comentário

Argumente. Faz bem não só pra você, mas pra quem lê e divide opiniões diferentes.